domingo, 16 de janeiro de 2011

Top 5: Os 5 melhores livros que já li














É verão e tempo de férias, tempo de Sol, sombra e água fresca e porque não um bom livro para aproveitar o merecido ócio. Dentre vários títulos, decidi enumerar cinco livros que considero os melhores que já li:



5 - O Mundo de Sofia ( Jostein Gaarder)

O romance se passa às vésperas do aniversário de quinze anos da jovem Sofia Amundsen que vive em uma pequena cidade norueguesa ela começa a receber cartas e bilhetes misteriosos que vão mudar sua vida para sempre.
O livro segura o suspense até o final ( um dos pontos fracos do romance).  Mais que uma historia de uma debutante o livro se transforma em uma grande aula de filosofia, confesso que nunca gostei das aulas de filosofia da escola mas esse livro consegue simplificar, tornando a sua leitura agradável.

4 - 1984 (George Orwell)

Em 1984, uma sociedade distópica onde tudo é controlado por um governo totalitário personificado pelo Grande Irmão, é nesse contexto que vive Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade,  responsável por reescrever  livros, revistas e jornais de acordo com o interesse do Partido. Com o passar do tempo, Winston começa a se rebelar contra as atitudes do governo. A obra escrita em 1948,  é bastante atual abordando assuntos como vigilância total,  invasão de privacidade, corrupção e manipulação das massas. É impressionante a capacidade de Orwell de antever a realidade da contemporaneidade, um livro que merece ser lido e relido várias vezes.

3- Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)

O mundo é acometido por uma grande epidemia,  a cegueira branca, a  desconhecida doença transforma as pessoas inexplicavelmente em cegos que só conseguem enxergar um monótono branco.  O surto faz com que se instaure o medo, o governo passa a confinar todos os infectados em quarentena.
Romance escrito por José Saramago, ganhador do Nobel de Literatura de 1998,  o livro consegue mostrar todo o caos a deterioração de valores e a transformação das pessoas que passam simplesmente a lutar pela sua sobrevivência . É um livro forte e sombrio que através do estilo de escrita de Saramago consegue captar a degradação do ser humano de maneira brilhante.

2 - Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman)

O sociólogo Polonês, Zygmunt Bauman cunhou o termo "Modernidade Líquida"  para definir a pós-modernidade. Ao contrario da modernidade sólida, caracterizada pelo peso e pelo conservadorismo, a modernidade em que vivemos é vista como um líquido, que não tem uma forma estável variando de acordo com o recipiente colocado, adquirindo fluidez e velocidade de transformação. O livro fala das incertezas e da fragilidade dos Estados, do capital e das relações sociais. Um livro indispensável para entender o ser contemporâneo. Recomendo este livro para que gosta de uma leitura mais densa.


1 - Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)

Escrito pelo premiado Gabriel García Márquez, laureado com o Nobel de Literatura de 1982, Cem Anos de Solidão narra a sina da Família Buendía que fundou a fictícia cidade de Macondo o livro mistura fantasia e realidade. Um livro verdadeiramente apaixonante digno de ser chamado de obra-prima.

Segue a baixo a sinopse publicada na Folha de São Paulo:

Um comboio carregado de cadáveres. Uma população inteira que perde a memória. Mulheres que se trancam por décadas numa casa escura. Homens que arrastam atrás de si um cortejo de borboletas amarelas.
São esses alguns dos elementos que compõem o exuberante universo deste romance, no qual se narra a mítica história da cidade de Macondo e de seus inesquecíveis habitantes.
Aqui o leitor acompanhará as vicissitudes da numerosa descendência da família Buendía ao longo de várias gerações. Todos em luta contra uma realidade truculenta, excessiva, sempre à beira da destruição total.
Todos com as paixões à flor da pele. E o "realismo mágico" de García Márquez não dilui a matéria de que trata --no caso, a história brutal e às vezes inacreditável dos países latino-americanos. Pelo contrário: só a torna mais viva.

Mais dicas: 

O Top 5 do blog Inutilidades literárias &  afins:

5 - Comédias da Vida Privada (Luís Fernado Veríssimo)
4 - Quintana de bolso (Mário Quintana)
3 - O caso dos dez negrinhos (Agatha Christie)
2 - O Tempo e o Vento (Érico Veríssimo) e Capitães da Areia (Jorge Amado)
1 - O Crime do Padre Amaro (Eça de Queirós) e Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

Não deixe de ver o post completo em Inutilidades literárias & afins


 ____________________________________________________

Vamos incentivar a leitura! 
Convido a todos os leitores e aos colegas blogueiros a elaborar a sua lista com a indicação de seus cinco melhores livros já lidos e enviar através de comentários ou através de posts em seus respectivos blogs. 
Publicarei e "linkarei" a lista de todos que me enviarem.

16 comentários:

  1. Olá!

    Obrigada pela dica do blog! Já baixei alguns filmes para assistir.
    Gostei mto do post. Não li Ensaio sobre a cegueira, mas assisti o filme, que excelente também. Modernidade líquida tbm tenho vontade de ler, pois já ouvi algumas pessoas falando dele.

    Ah, publicarei uma lista como a sua amanhã no meu blog. Aí passo aqui para avisar.

    Passa no meu mais tarde hj que vou postar mais um texto novo. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Dos livros que vc citou só não li a modernidade liquida...os outros tambem estão no meu top list.

    vc ja leu "a metamorfose" de kafka ?
    Que tal "Os irmãos karamazov " de Dostoieviski....

    da uma lida e depois me diz oque achou !

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Estou passando para avisar que publiquei um Top 5 no meu blog tbm. Citei seu blog e o linkei, dê uma olhada lá.

    http://inutilidadesliterariaseafins.blogspot.com/2011/01/top-5-os-melhores-livros-que-ja-li.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Puxa! Gostei deste post.O incentivo a leitura é fundamental. Dos que vc citou, o 1984, li acho que umas 3 vezes rsrsrsrs Maravilhoso! Abraços!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, obrigada por postar. Vou fazer o msm com sua lista amanhã.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. 1984. Não li o livro mas vi o filme. Fantástico! Uma obra sensacional.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Que ótima lista!! Parabéns, meu caro...ótimas leituras.

    Desses eu já li 'O Mundo de Sofia', 'Ensaio sobre a Cegueira' e 'Cem Anos de Solidão'. Não posso deixar de dar um destaque a obra de Gabriel García Márquez. Grande autor...adoro seus livros desde os tempos da faculdade =D

    Adorei seu blog e estou te seguindo.
    Me visita e me segue tb? Ficarei mto feliz ;)

    Até a próxima!!!!

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. olá, gostei do blog. vamos trocar banners?

    meus dois blogs, onde você pode achar os banners:

    http://contos-de-aneras.blogspot.com/



    http://ficcaofantastica.wordpress.com/




    se aceitar, me avise, pra eu colocar teu banner nos meus sites.

    abraço!

    ResponderExcluir
  9. Das obras listadas, conheço, li, reli e jamais me esqueci do soberbo "100 anos de Solidão".

    ResponderExcluir
  10. Puxa pessoal!
    Obrigada por colocar meu blog ali no ladinho, como indicação! Bacana mesmo!!!
    O que precisarem, meu blog é uma casa aberta p vcs! Grande abraço!
    Ah! Tem postagem nova!!!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tem presente pra vc lá no blog. Passa lá.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Adorei seu blog. Estou chegando agora.Seu banner já está no meu blog. Cem Anos de Solidão está em primeiro lugar em minha lista de tops. Grande Abraço
    Carolina

    ResponderExcluir
  13. Voltei.
    Estou colocando a leitura em dia.
    Grande abraço!!!
    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. o mundo de sofia foi meu grande livro...indicado por um amigo..quando vi o o volume achei que não ia conseguir ler..enfim..terminei num fim de semana.mas estou em dúvida até hje entre dois apaixonantes dentre alguns que já li..."dom casmurro" e o triangulo vermelho "

    peço humildimente um espaço neste "literal universal blog"para fazer um convite à todos que se embriagam com seu conteúdo;

    Ganhe "Os miseravéis" de Victor Hugo

    Venha participar você também.do primeiro sarau de poesias 'wiki'(lembrando que os participantes não poderão "wikar"seus artigos,apenas postar num comentário o link do seu poema).
    É muito simples,basta postar O LINK DO SEU POEMA NO BLOG e torcer para que ele seja o mais comentado do mês.O poema mais comentado ganhará como prêmio simbólico;
    - um rarissímo item de colecionador literário,a fantástica obra "Os miseravéis"(Detalhes geral sobre a obra no próximo post) do imortal Victor Hugo.A mais bem sucedida versão para a língua brasileira de todos os tempos.
    Participe você também.Ao deixar o link no blog,eu (sinho livre) visitarei seu blog...deixarei um comentário,adcionarei meu perfil como seu seguidor e postarei seu poema no SINAIS SUTIS (http://desenhospoeisiascomportamento.blogspot.com/).
    Vale lembrar ,que os créditos autorais do post(poema)à serem exibidos no SINAIS SUTIS serão do autor de origem, ou seja...VOCÊ.(o link do post original e o nome do autor serão exibidos logo abaixo do poema).
    O INTUITO DESTE SARAU é meramente cultural ,intereativo e literário.Visa a valorização dos blogs como importantes ferramentas de propagação de novos talentos.Quero deixar bem claro NÃO HÁ INTERESSE COMERCIAL NEM FINANCEIRO.
    O sarau terá início no mes de abril,quando as energias desperdiçadas no carnaval já estarão repostas(data ainda à combinar).Para concorrerem ao prémio citado acima,também se fará necessário que sigam o blog SINAIS SUTIS para acompanharem o decorrer do processo geral do sarau.
    Mais informações sobre como deverão ser os processos de seleção do poema vencedor aqui no blog no próximo post.
    PARTICIPE ,VENHA MOSTRAR DO QUE VOCÊ É CAPAZ.
    organizador do evento:
    Sinho livre

    Obs.:
    Deixem o link do poema com qual gostariam de participar no blog em forma de comentário.obrigado.
    caso não tenha interesse em participar,peço sua ajuda para ajudar-me à promover o evento,desde já agradeço.abraços.

    siga-me no twitter;
    sigo automático
    http://twitter.com/#!/nilsinho75

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Vim te convidar a visitar meu blog de poesias.
    Se gostar e quiser me adicionar, agradeço.
    Felicidades!
    Abraços,
    João, poeta.
    www.ludugero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. olá adorei seu blog muito legal ..
    parabéns já estou seguindo se vc poder seguir o meu agradeço beijos..
    http://novidadesdamaroka.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...